Perguntas Frequentes

O que é uma APM – Associação de Pais e Mestres?


Uma APM é uma associação sem fins lucrativos que representa os interesses comuns dos pais dos alunos e dos educadores de uma escola e tem a finalidade de intensificar a comunicação e interação entre família e escola. A ideia é que este diálogo colabore com a gestão, impactando positivamente na aprendizagem dos alunos e na qualidade da Educação oferecida pela escola. Ela permite que família e escola dialoguem, promovendo uma integração da comunidade com a instituição de forma democrática. Como órgão colegiado assim instituído, uma APM deve representar motivos estritamente sócio-educacionais, privando-se de caráter político ou religioso.




Como foi criada a APM do Santa Cruz?


A APM do Santa Cruz foi criada a partir de um trabalho iniciado no ano de 2017 por um grupo de pais interessado em contribuir de forma organizada com o Colégio, qualificando e estruturando o diálogo entre família e escola. Após mais de um ano de discussões e trabalho, esse grupo entendeu que já tinha alcançado o grau de amadurecimento necessário para colocar a APM de pé. A partir daí, foi elaborada uma minuta de estatuto e realizada uma assembleia de constituição, que contou com a participação de 20 associados fundadores. Nessa assembleia foram eleitos os primeiros membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, e a primeira Diretoria Executiva, todos com mandato até março de 2019. A principal missão dessa administração será a de concluir o processo de constituição da APM, angariar associados e tomar as demais providências para a estruturação da associação.




Quais os objetivos da APM do Santa Cruz?


A APM do Santa Cruz tem por finalidade promover a cooperação entre família e escola e a participação da comunidade interna e externa do Colégio Santa Cruz no aprimoramento contínuo de seu processo educativo.

Para isso a APM propõe-se a:

I - Auxiliar o Colégio a atingir seus objetivos educacionais, contribuindo para a construção do seu Projeto Pedagógico;

II - Representar as aspirações da comunidade e dos pais dos alunos junto ao Colégio;

III - Constituir-se elo de ligação entre equipe escolar, família e comunidade, contribuindo para o diálogo e a ação conjunta, e para o diagnóstico e a solução de problemas da inter-relação dos diversos grupos;

IV - Colaborar com as demais instituições complementares ao Colégio, tais como o Conselho Administrativo, a Fundação Santa Cruz, o Serviço de Auxílio aos Necessitados (SAN), a Associação de Ex-alunos, ou outras organizações com objetivos similares que venham a ser criadas no desenvolvimento de suas atividades;

V - Empreender quaisquer outras atividades que julgue relevantes, desde que compatíveis com o objetivo da entidade.

A APM CSC atuará sempre em harmonia com a orientação geral do Colégio, abstendo-se de intervir em seus setores administrativos e pedagógicos sem que isso lhe tenha sido formalmente solicitado.




Quem pode se associar a APM do Santa Cruz?


Podem se associar à APM do Santa Cruz: pais, mães, responsáveis ou tutores de alunos regularmente matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II ou Ensino Médio do Colégio Santa Cruz. Também podem se associar à APM do Santa Cruz os membros do corpo docente da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II ou Ensino Médio do Colégio Santa Cruz, incluindo professores, orientadores, coordenadores, diretores e demais educadores do Colégio.




Como faço para me associar e participar da APM do Colégio Santa Cruz?


Para associar-se à APM do Colégio Santa Cruz é necessário manifestar seu interesse em fazer parte da associação por meio do preenchimento e envio de ficha de inscrição de interessado disponível neste site.




Como associado, preciso pagar alguma taxa ou contribuição?


Não, para associar-se e ser associado da APM não é necessário fazer nenhum pagamento ou contribuição. Todas as eventuais contribuições dos associados deverão ter caráter facultativo e espontâneo. Os meios e os recursos para atender aos objetivos da Associação de Pais e Mestres constituem-se de: Receita Ordinária, obtida com a colaboração dos associados e resultante das contribuições anuais facultativas e espontâneas dos pais, responsáveis ou tutores de alunos; com rendas de serviços eventualmente mantidos pela entidade; com convênios e parcerias pecuniárias de terceiros, com fins específicos ou não. E, além disso, pode contar com Receita Extraordinária proveniente de subvenções diversas, festividades e campanhas, doações, juros e dividendos de operações financeiras e outras fontes.




Qual é a governança da APM do Santa Cruz?


A APM será administrada pelos seguintes órgãos: Assembleia Geral: órgão máximo e soberano da Associação, constituída pelos seus associados, em pleno gozo de seus direitos; Conselho Deliberativo: órgão de representação dos associados, constituído por até 21 associados, sendo de 7 a 14 associados representantes dos pais e até 7 associados representantes dos educadores do colégio; Conselho Fiscal: órgão responsável pela fiscalização financeira, orçamentária e patrimonial da Associação, constituído por 3 associados, sendo pelo menos 2 representantes dos pais; Diretoria Executiva: órgão de gestão administrativa da associação constituído por no mínimo 3 e no máximo 7 membros, sendo pelo menos dois terços deles representantes dos pais.




Quem são os pais responsáveis pela criação da APM do Santa Cruz?


A criação de qualquer associação exige uma série de formalidades, entre elas a existência de um grupo de interessados em constituí-la, a realização de uma assembleia de constituição, a elaboração e aprovação de um estatuto e o registro da documentação correspondente em cartório.
Para que todas essas exigências fossem atendidas, foi essencial que um grupo de pais se mobilizasse e tomasse as providências necessárias. Os pais que se mobilizaram para a criação da associação e participaram da assembleia de constituição da APM do Santa Cruz foram: Adriana Micelli Baptista, Caio Graco Bianchi, Camila Manzanete da Silva, Daniel Monteiro Pagano, Eduardo de Souza Queiroz Achcar, Eduardo Zylberstajn, Fernanda de Andrade Mello Gomes Ferreira, Fernanda Wrobel Zausner Zylberstajn, Fernando Costa de Freitas, Gilberto Leite Cesar Filho, Jean Pierre Nazareth Cote Gil, Juliana Buchaim Corrêa da Fonseca, Marcelo Ferraz de Marinis, Marcos Fujita Yokota, Mauro Gustavo de Mello Ferreira, Renata Compagnoli Pieri, Silene Diel Cancela, Tatyana Vasconcelos Araujo de Freitas.
Naturalmente, uma vez criada, a associação está aberta a inscrição de todos aqueles que tenham interesse em participar e quiserem contribuir na sua estruturação e fortalecimento. Os associados fundadores não gozam de nenhum benefício ou vantagem em relação a qualquer outro associado que venha a se associar a posteriori.




Quem são os associados eleitos na assembleia geral de constituição da APM do Santa Cruz para posições no Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria?


Por tratar-se de uma administração eleita em uma assembleia geral de constituição, na qual o número e representatividade dos presentes é, por definição, reduzido, foi estabelecido um mandato inicial limitado até março de 2019, quando deverá ser realizada uma nova assembleia geral com a participação de todos os associados e eleição de uma nova administração.
Os associados eleitos na assembleia de constituição da APM do Santa Cruz para participar de sua administração foram:
Conselho Deliberativo: Adriana Micelli Baptista, Caio Graco Bianchi, Eduardo Zylberstajn, Fernando Costa de Freitas, Gilberto Leite Cesar Filho, Jean Pierre Nazareth Cote Gil, Juliana Buchaim Corrêa da Fonseca, Mauro Gustavo de Mello Ferreira, Renata Compagnoli Pieri,
Conselho Fiscal: Eduardo de Souza Queiroz Achcar, Marcelo Ferraz de Marinis , Marcos Fujita Yokota
Diretoria: Camila Manzanete da Silva, Daniel Monteiro Pagano, Fernando Costa de Freitas
A atual administração assumiu o compromisso de, ao longo dos próximos meses, priorizar seus esforços na realização de atividades que visem à inscrição de novos associados.




Qual é o estatuto que rege a APM do Santa Cruz? Como faço para ter acesso a esse documento?


O estatuto da APM do Santa Cruz foi elaborado levando em consideração o regimento escolar do colégio e referências externas como: o estatuto padrão das escolas públicas estaduais e municipais de São Paulo, com as devidas adaptações para a realidade de uma escola privada, e o estatuto de outras escolas privadas de São Paulo. Para conhecer o estatuto da APM do Santa Cruz na íntegra, clique aqui.





Se você é mãe, pai, responsável ou tutor de aluno(a) regularmente matriculado(a) no Santa, ou membro do corpo docente do Colégio, participe!

Associação de Pais e Mestres do Colégio Santa Cruz